Reunião Ordinária do CUn em 27/02/2018.

26/02/2018 08:53

Ofício Circular nº 2/2018/CUn

Florianópolis, 23 de fevereiro de 2018.

Aos(Às) Senhores(as) Conselheiros(as) do Conselho Universitário

Assunto: Convocação para a sessão ordinária do Conselho Universitário

Senhores(as) Conselheiros(as),

De ordem do Senhor Presidente pro tempore, Prof. Ubaldo Cesar Balthazar, convocamos Vossas Senhorias para a sessão ordinária do Conselho Universitário a realizar-se no próximo dia 27 de fevereiro, terça-feira, às 14h, na sala Professor Ayrton Roberto de Oliveira, com a seguinte ordem do dia:

1. Apreciação da Ata da sessão ordinária do Conselho Universitário realizada em 30 de janeiro de 2018. <– Ata01CUN2018
  2. Processo nº 23080.085933/2017-78

Requerente: Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC)

Assunto: Apreciação da indicação de um membro titular para o Conselho Curador da FEESC.

Relator: Eugênio Simão  <– Processo_23080.085933-2017-78 <– Parecer_Eugênio Simão

1. Processo nº 23080.055854/2017-32

Requerente: Prof. Irineu Manoel de Souza

Assunto: Apreciação da proposta de revogação do inciso I, do art. 10 da Resolução nº 017/CUn/1997, para que professores em estágio probatório possam se candidatar às funções de Coordenador e Subcoordenador.

Relator: Fabrício de Souza Neves <– Processo_23080.055854-2017-32 <– Parecer_ Fabrício Neves

1. Processo nº 23080.042898/2017-01

Requerente: Coordenadoria de Gestão Ambiental <– Processo_23080.042898-2017-01

Assunto: Solcitação de indicação de 4 (quatro) representantes (titular e suplente) do CUn para compor a Comissão Permanente de Sustentabilidade, designada pela Portaria nº 322/2015/GR.

1. Informes gerais.
  2. Informe no que tange à disponibilização do Relatório de Gestão;
  3. Pedido de prorrogação dos trabalhos da Comissão designada pela Portaria nº 2445/2017/GR para entrega do relatório final acerca do levantamento dos fatos relacionados ao processo que deu origem à operação Ouvidos Moucos;
  4. Informes da Comissão Eleitoral (COMELEUFSC).
  5. Moções (Proposição do Conselheiro prof. João Luiz):a) MOÇÃO PELA LIBERDADE IMEDIATA DOS NOSSOS PROFESSORES <– MOÇÃO -Ib) Moção contra os cortes e contingenciamento do Orçamento de 2018 <– MOCAO-II

Atenciosamente,

RAQUEL PINHEIRO

Secretária Executiva

CARTA AOS CONSELHEIROS CUn

Sr.s membros do Conselho Universitário da UFSC,
Sr.s membros da Administração Central da UFSC,
Sindicatos,

É sabido que estamos em meio a uma eleição de Reitoria. E também é sabido que, no último dia 21, o Reitor em exercício (e que também candidato nessa eleição), prof. Ubaldo C. Balthazar, foi pessoalmente ao Departamento de Compras (DCOM/PROAD) assinar a Portaria Normativa n.° 107/2018/GR, a qual autorizou as 30 horas naquele setor. O assunto teve significativa repercussão na página oficial da UFSC a matéria UFSC flexibiliza jornada de trabalho do Departamento de Compras. Tomo a liberdade de, inclusive, encaminhar o registro fotográfico de destaque na notícia da UFSC, com o close no Reitor assinando a portaria em frente aos trabalhadores daquele setor, extraído do próprio site Notícias da UFSC.

Reconheço que uma parte de mim deseja sinceramente gritar “Oba!”, por saber o quanto significa uma conquista dessas aos trabalhadores da UFSC. Por outro lado, confesso que também comecei a me perguntar se isso não é um pouco forçado…

Num primeiro momento, é muito bonito ver o técnico passar a ter repentinamente uma “prioridade” por parte da Reitoria, especialmente porque muitos relatórios de flexibilização de TAEs estão há meses parados na mesa da Administração Central, e agora parece que muitas portarias vão deslanchar. De repente a gente passa até a ser notícia na página da UFSC. O Reitor fala bem da flexibilização, o diretor do departamento fala bem da flexibilização… Isso é algo que inspira a gente, é um sinal de reconhecimento pelo nosso trabalho.

Por outro lado, por ser sabido também que durante meses os relatórios ficaram “estacionados” na Reitoria, por ser sabido que muitas comissões setoriais ficaram tendo de fazer pressão continuamente e recebido apenas respostas vagas das autoridades… se é obrigado a fazer uma dúvida constrangedora: por que só agora veio essa atenção especial? É por causa da eleição? Isso foi discutido no Conselho Universitário?

Não pretendo exigir de nenhuma autoridade da UFSC uma resposta imediata, até porque isso tudo é muito confuso para mim e para muitos TAEs. Teve setores que entregaram relatórios há meses e ainda não tiveram sequer um prazo da Reitoria. É bom saber que teve setores que começaram a ter respostas e até portarias. Mas tamanha “caridade repentina” não deixa de parecer algo forçado, especialmente por estarmos em um período eleitoral.

Respeitosamente,

Helio Rodak de Quadros Jr., Eng. Civil