Qual a Solução para o Plano de Saúde da UFSC?

17/10/2019 16:26

O Departamento de Atenção à Saúde da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DAS/PRODEGESP) informou à comunidade universitária sobre a publicação em 10/10/2019 do Edital de licitação para a contratação de pessoa jurídica prestadora de serviços de plano privado de assistência à saúde.

Edital ===> EDITAL PUBLICADO 10102019- Plano privado de assistência à saúde – PRODEGESP

Isso após em três outros pregões realizados anteriormente não ter aparecido empresas interessadas. Veja maiores detalhes no link: https://planodesaude.ufsc.br/transparencia/

Segundo a PRODEGESP: “Essa nova licitação visa dar continuidade a política de assistência à saúde suplementar, atualmente regida pelo contrato 010/2014, para os servidores docentes e técnico administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina, além de seus respectivos dependentes”. O pregão nº 303/2019 está programado para ocorrer no dia 31 de outubro de 2019 às 08:30h por meio da plataforma eletrônica Comprasnet. A partir do resultado final do pregão eletrônico, o DAS/PRODEGESP irá estabelecer e, posteriormente, divulgar cronograma de migração dos beneficiários para o novo plano.

Mas então, o que muda do Contrato N° 010/2014 para os termos do novo contrato (Pregão Nº 303/2019)?

Um plano que era solidário, onde os mais novos pagavam os mesmos valores dos idosos, passará para um plano por faixas etárias. Isso significa que quem foi solidário até aqui, pagando um pouco mais (cerca de R$ 424,00), agora passará a pagar mais que o dobro (cerca de R$ 1.037,18 – para faixa etária igual ou acima dos 59 anos). Não custa lembrar que quem é novo hoje, um dia chegará a essa faixa etária dos jovens há mais tempo, e quando mais precisará do plano – não será viável financeiramente.

Em termos financeiros o custo do nosso plano anual é cerca de 75 milhões (15 milhões do governo + 60 milhões do nosso bolso) e agora passará para cerca de 125 milhões (15 milhões do governo + 110 milhões do nosso bolso).

Essa representa uma solução simples, cara e que atende flagrantemente as demandas dos prestadores de serviços, mas que inviabilizará a permanência dos idosos nesse plano de saúde da UFSC.

Qual a solução?

Uma possível solução, que poderia reduzir consideravelmente os custos e manter uma relativa solidariedade no plano de saúde da UFSC, seria a AUTOGESTÃO. A semelhança do que outras IFES (ex. UFV, UFOP, UFLA, etc..) vem implementando em auxílio aos seus servidores (reduzindo as inseguranças nessa fase da visa), onde através de um CONVÊNIO com um INSTITUTO, com capacidade para gerir planos de previdência e de saúde, como por exemplo, o AGROS – Instituto UFV de Seguridade Social: https://www.agros.org.br, que vem auxiliando a Universidade Federal de Viçosa a realizar essa função com eficiência, segurança e sustentabilidade. O Instituto credencia uma rede de profissionais (médicos, dentistas, etc.) e instituições (clínicas, laboratórios, hospitais, etc.) para atender seus beneficiários. Os planos podem ser com a mesma configuração atual (registrado na ANS), porém com extensão regional ou estadual. Com possibilidade de reembolso, para situações fora de sua circunscrição.

Definitivamente esta é uma solução mais trabalhosa, mas que beneficiará os servidores da UFSC. Não existe solução simples para problemas complexos!!!