Discussões Sobre o Retorno das Atividades Acadêmicas na UFSC

20/06/2020 17:54

Nota à Comunidade Universitária

No último dia 16 o conselho universitário foi convocado para debater e deliberar, no dia 18 de junho, sobre documento de sistematização de trabalhos dos subcomitês Covid-19 e sobre uma minuta de Resolução sobre o redimensionamento das atividades acadêmicas. Como até o dia anterior da reunião não tinham sequer sido distribuídos os documentos (tanto da sistematização dos subcomitês como da minuta de Resolução), a reunião foi suspensa sem que fosse indicada uma nova data e sem que se disponibilizassem previamente os citados documentos aos conselheiros.

Isto ocorre num contexto muito confuso, quando assistimos uma decisão da Câmara de Pós se antecipar ao Conselho Universitário e também uma Resolução da Pró-Reitora de Pós-Graduação, datada e numerada, ter sido revogada no mesmo dia. Estes episódios foram lamentavelmente explorados por setores da imprensa e da opinião pública hostis à Universidade.

Como representantes de uma Unidade no Conselho Universitário, necessitamos de tempo de estudo e debate dos documentos e da minuta de resolução que defina parâmetros para qualquer tipo de retorno às atividades de ensino da UFSC, em todos os níveis. Desta forma, solicitamos ao Reitor que, entre a apresentação dos documentos (da sistematização dos relatórios dos subcomitês e da minuta de Resolução) e sua deliberação, haja um intervalo mínimo de 10 dias para que estes documentos sejam devidamente apreciados e debatidos nos Centros, nos Campi e pelas distintas categorias que compõe nossa comunidade. Colocar tudo isso para ser debatido e votado numa única reunião de Conselho Universitário (tal como foi pautado para o dia 18 de junho) seria muito prejudicial para uma apreciação mais cuidadosa de todos os aspectos envolvidos nesta questão. Com um intervalo de tempo razoável entre a divulgação dos documentos e a deliberação poderemos decidir com melhor conhecimento e representatividade.

Precisamos fazer debates urgentes sobre o retorno das atividades acadêmicas na UFSC, mas sem pressa e atropelos, oportunizando decisões precipitadas serem exploradas contra universidade… devido a decisões sem a legitimidade da participação da comunidade acadêmica.

Representação do CFH no Conselho Universitário da UFSC.